top of page

Vacas com franja existem ??? Highland Cow a charmosa vaquinha de franja

Foto do escritor: Patricia Viciana Patricia Viciana

EXISTEM !!!

As Highland Cattle ou Highland Cow, são uma raça de gado com características bem diferentes : Chifres encurvados, franja longa(dossan) pendente sobre os olhos e pelagem densa e desgrenhada sobre o corpo robusto, tornam esse animal um dos mais fofos e bonitinhos!!

Os verdadeiros mascotes da Escócia !!!

Ou seja, A Escócia não é conhecida apenas por seu tecido xadrez, kilts e gaita de foles, mas também por seu lindo e inconfundível gado. Você já viu esse tipo de vaca no lugar onde mora?







LOCALIZAÇÃO : Escócia

O gado com franja pode ser encontrado nas Terras Altas da Escócia e ilhas Escocesas. É uma das raças mais antigas que se tem registros arqueológicos datadas do século 6.

Mas, também podem ser encontrados na Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Nova Zelândia, Noruega, Suécia e Suíça. Os animais são chamados de gado escocês das montanhas, gado Scotch Highland ou escoceses.









HISTÓRIA:

Na antiga língua escocesa, "coo" significa "vaca",e algumas pessoas se ainda se referem a essa raça como vacas das Terras Altas ou " 'Hairy coos" . A língua escocesa é uma variedade do inglês que é falada nas Terras Altas há centenas de anos. Mas não é o mesmo que o gaélico - "Bò Ghàidhealach".

O nome coletivo para um grupo de vacas é geralmente rebanho. No entanto, um grupo de gado das Terras Altas é conhecido como "fold" – nomeado em homenagem aos abrigos abertos em que podem ser mantidos durante o inverno.

A franja longa é chamada de "dossan".

A raça Highland tem vivido há séculos nas ásperas remotas terras altas escocesas. As condições extremamente duras criaram um processo de seleção natural, onde somente os animais mais aptos e mais adaptáveis sobreviveram para continuar a raça. Originalmente, haviam 2 classes distintas:

- Kyloes ou West Highlands- criados nas ilhas ocidentais da Escócia e tendiam a ser de tamanho menor, e os animais eram pretos ou tigrados.

-Highlander - animal maior, geralmente de cor avermelhada, cujo território foram as altas montanhas remotas da Escócia.

A diferença de tamanho provavelmente se devia as rações limitadas às quais o gado da ilha era submetido, do que a qualquer variação genética entre as classes.

Hoje, embora existam vacas escocesas de várias cores — vermelho, preto, marrom-claro, amarelo e esbranquiçado —, todas são consideradas apenas uma raça - Highland.

A rainha Victoria comentou durante uma viagem aos Highlanders que preferia as vacas de cor vermelha, estimulando a criação seletiva da cor avermelhada, então as pelagens pretas diminuíram gradualmente.

A Highland Cow aparece como uma parte essencial dos primeiros registros agrícolas da Escócia. Além de fornecer carne, leite, trabalho e calor durante os meses mais frios ,esses animais eram frequentemente trazidos para dentro de casa para aumentar o calor , fazer companhia ( temperamento suave) e protegê-los de roubo.

Suas peles fazem grandes cobertores e tapetes e as esposas de agricultores usavam a pelagem da vaca como fio para roupas.

Em 1954, a rainha Elizabeth ordenou que as vacas Highland Cattle fossem introduzidas no Castelo de Balmoral, onde ainda vivem hoje.




Highland Cow





CARACTERÍSTICAS Highland Cattle


A tradução da sua raça já diz muito sobre sua origem: Highland Cattle ou Highland Cow, significa gado de montanha. A vaca peluda está habituada às condições climáticas extremas: chuvas fortes e ventos congelantes. Desta forma, através de seleção natural , esses animais desenvolveram uma pelagem grande e espessa.

A pelagem dupla (camada externa grossa longa e camada interna lanosa e macia) é uma das diferenças mais notáveis entre Highlands e outras raças.

O revestimento reduz a necessidade de caros celeiros e abrigos.Isso permite que este animal, mesmo criado com forragem de baixa qualidade, produz carne magra, com bons níveis de marmoreio, baixo teor de gordura e alta qualidade.

Durante as estações mais quentes, os animais acabam perdendo essa pelagem mais densa e, com a chegada do inverno, nasce uma nova camada de pelo que pode chegar até 30 centímetros de comprimento.

Sua franja grande tem um papel muito importante.... No inverno, protege os olhos do vento, da chuva e da neve. No verão, a proteção é contra insetos que poderiam causar uma infecção.

Graças à sua pelagem especial, a vaca escocesa se adapta bem ao terreno montanhoso castigado por chuvas fortes e ventos congelantes, onde nenhuma outra raça de gado consegue sobreviver, e com a ajuda dos seus longos chifres

podem cavar através da neve para encontrar plantas enterradas.

A diferença mais notável entre os gêneros são os chifres. Os chifres de um touro geralmente crescem para a frente ou até mesmo ligeiramente para baixo e têm uma base muito mais larga. No entanto, os chifres de uma vaca ficam voltados para cima e são mais longos e finos na ponta do que os chifres de um touro.

Seu leite tem um alto teor de gordura, até 10%, tornando-as excelentes vacas domésticas. Uma vaca pode produzir cerca de 2 litros de leite por dia, o que é suficiente para uso pessoal.








COMPRAS

Para todos os lados , em qualquer lojinha de souvenir é muito fácil encontrar "tudo" sobre essas lindas vaquinhas.

Camisetas, mochilas, pelúcias, meias, aventais, quadros....

Se quiser adotar uma Vaquinha com franja para chamar de sua, segue o link da Highland Titles.



Fachada de uma loja de souvenir
Fachada de uma loja de souvenir




Acessórios das Vacas de franja
Acessórios das Vacas de franja

Pelúcias do mascote da Escócia : Vacas de Franja
Pelúcias do mascote da Escócia : Vacas de Franja









Commentaires


    bottom of page