top of page
  • Foto do escritorPatricia Viciana

El Nido - O paraíso existe !!!



Barco outrigger (também chamado de pumpboat). Essa estrutura toda é para dar mais estabilidade.
Pumpboats


Formações rochosas incrustadas no mar com rica vegetação, praias desertas, bangalôs sob palafitas contrastando com o mar mais azul da vida, te convidam para mergulhar !!!!

Sim, o paraíso existe, e é aqui !!!! 😂

Esqueça a badalação da Tailândia.

Calmaria, simplicidade e muita beleza natural definem El Nido,um destino ainda pouco explorado por turistas.








LOCALIZAÇÃO : ÁSIA

El Nido é mais do que apenas um lugar, é um aglomerado de 45 pequenas ilhas na ponta da ilha de Palawan,ao norte.

O nome do arquipélago é Bacuit, mas, popularmente, tudo é chamado de El Nido.










Todo seu encanto e magia vem da mistura de ser rústico e simples , sem necessidade de artifícios para se tornar interessante. A beleza do local é exuberante e essa é sua riqueza.

O minúsculo centro da cidade e a região portuária ao redor não ofereçam nada demais.

O grande destaque são as ilhas e praias vizinhas exploradas pelos tours. Inúmeras agências e operadores de turismo oferecem passeios, listados abaixo de A a D, com combinações.

A estrela local é o Bacuit Archipelago, um dos lugares mais bonitos de todo o Sudeste Asiático.

Esses são os principais passeios em El Nido:

TOUR A: Small Lagoon, Big Lagoon, Secret Lagoon, Shimizu Island e 7 Command Beach

A Big Lagoon é a “lagoa grande", como o próprio nome já diz. Sua água é salgada, cercada por paredões de calcário. Dependendo da maré, os barcos podem entrar e circular pela lagoa, que tem águas incrivelmente verdes. Também é possível cruzar de caiaque o caminho até a Small Lagoon. Mais à frente, para acessar a Secret Lagoon é necessário passar em um buraco no meio das pedras e encontrar a lagoa no interior, que é bem rasa. Enquanto a lha Shimizu é perfeita para o snorkel em seus recifes de corais, a praia de 7 Commandos desponta como uma das mais bonitas da região, com sua longa faixa de areia e bares por perto. Existem bastantes Tartarugas-marinhas na região .

São 7 h de passeio.Verifique se as taxas de entrada para as atrações e o equipamento de snorkel estão incluídos.

TOUR B: Snake Island, Pinagbuyutan Island, Entalula Beach e Cudugnon Caves

Prepare sua câmera, esse é um tour para registrar por toda a vida! A visita à Ilha da Cobra é uma experiência fantástica, sua fina faixa de areia dá a sensação de estar caminhando sobre o mar! A Pinagbuyutan, é um conhecido ponto de snorkel. E a Praia de Entalula, é onde suas definições de "paraíso" serão atualizadas. O passeio termina com uma visita ao complexo de cavernas Cudugnon, onde os locais se escondiam dos invasores japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

São 7 h de passeio. Verifique se as taxas de entrada para as atrações e o equipamento de snorkel estão incluídos.

TOUR C: Helicopter Island, Matinloc Shrine, Secret Beach, Star Beach e Hidden Beach

É um dos passeios mais populares de El Nido. A Ilha Helicóptero tem um formato peculiar, embora muitos concordem que ela mais se assemelhe a um camelo, golfinho ou até a um dinossauro. O almoço é no belíssimo Santuário Matinloc, onde já funcionaram escolas e conventos no meio do mar. A viagem não está completa sem conhecer várias das praias mais paradisíacas de toda a região de El Nido, como a Praia Secreta, Praia da Estrela e a Praia Escondida.

São 7 h de passeio. Verifique se as taxas de entrada para as atrações e o equipamento de snorkel estão incluídos.

TOUR D: Pasandigan Beach, Natnat Beach e Bukal Beach

Prepare-se para lindas paisagens ! Esse é um passeio para relaxar sem nenhuma preocupação, a não ser garantir as melhores fotos!

São 7 h de passeio. Verifique se as taxas de entrada para as atrações e o equipamento de snorkel estão incluídos.



****DICA**** Taxa de desenvolvimento ambiental de El Nido :

Quando você faz um passeio de barco em El Nido, você irá pagar uma taxa de desenvolvimento ambiental que custa 200PHP.

Solicite o recibo do pagamento dessa taxa, pois ela vale por 10 dias.Ou seja, se fizer outro passeio de barco em El Nido não precisará pagar novamente !!!😃

 Os passeios podem ser em grupos coletivos ou privado. Os mais populares são o A e C, e quem dispõe de pouco tempo pode optar por fazer a combinação do Tour A + C, que inclui as atrações de ambos! Pergunte ao seu hotel ou nas agências de turismo espalhados por El Nido se eles oferecem o passeio combinado. É um pouco mais caro, mas vale a pena!

Os preços variam entre US$ 24, por pessoa (barco coletivo) ou US$ 120, (o barco privativo). Normalmente os passeios incluem água, frutas e um almoço em uma ilha,com arroz, frango, camarões e porco.

Além disso também é possível reservar online através do GetYourGuide ou Klook.

O benefício de reservar online é que você pode ler as avaliações do passeio e ver como é a experiência.








Da janela do avião,chegando no paraíso !


Como chegar em El Nido?

O aeroporto de El Nido é bem pequeno, e simples. Não existem muitas opções de vôos, então reserve com antecedência, se puder. Os vôos são bem caros.

A AirSwift é a única companhia aérea que voa de Manila para o Aeroporto Lio em El Nido, em 1h. São 4 opções de vôos diários.

A AirAsia e a Cebu Pacific Air oferecem as tarifas mais baixas, mas não incluem franquia de bagagem, seleção de assentos e refeições.

Para economizar $$ , só que vai gastar mais tempo, a alternativa é voar com uma companhia low-cost para Puerto Princesa, capital da ilha de Palawan, a 200 km de El Nido. De Puerto Princesa é possível seguir de van ou ônibus para El Nido, em uma viagem de 5h a 9h , saindo do Terminal Rodoviário San José.

Para os mais aventureiros, ir de barco é outra opção. A companhia 2GO Travel oferece 2 viagens/semana de ferry partindo de Manila. Mas atenção: a duração total do trajeto dura 29h, dependendo das condições da maré. Também há uma parada da Ilha de Coron, de onde também é possível sair de ferry diretamente para El Nido. A menos que você tenha um medo exagerado de viajar de avião, a viagem de barco desde Manila não compensa.


Essa foi a nossa opção :

O aeroporto em que a AirSwift aterriza fica próximo a El Nido Town (ENI). Praticamente uma fazenda. A recepção foi com música típica e lanchinhos filipinos no lounge da El Nido Resorts. De lá, um shuttle nos levou ao barco (5 minutos), e seguimos até o hotel da rede El Nido Resorts escolhido (no nosso caso,PANGULASIAN Island) em cerca de 30 minutos. Quem não estiver hospedado em um hotel da El Nido Resorts, pode conseguir um taxi (recomendo combinar com antecedência) para te levar do aeroporto à cidade.






Como se locomover ?

Em El Nido - Triciclo(Tuk - Tuk), caminhadas e barco são essas as formas de circular.

Alguns hotéis mais afastados do centrinho oferecem transporte gratuito a alguns lugares da própria cidade.

El Nido Town não é um município desenvolvido e, apesar de já estar na beira do mar, as praias não são bonitas e nem muito convidativas para o banho. Muita gente acaba se hospedando na cidade por oferecer opções mais baratas. Mas para chegar até as principais atrações da região (Big Lagoon, Small Lagoon e outras ilhas lindas) você terá que pegar tours de barco de manhã e/ou a tarde.





HOTELARIA

El Nido é uma pequena cidade litorânea que mantém uma vibe rural rústica.

Não há grandes hotéis de luxo aqui como nas grandes cidades da região metropolitana de Manila. No entanto, existem acomodações para todos os gostos, alguns resorts de luxo e também resorts de lua de mel localizados em ilhas para aqueles que estão dispostos a desembolsar um pouco mais.

Para viajantes com orçamento limitado, também existem albergues para mochileiros ou pousadas com comodidades básicas.Existem hotéis em El Nido Town, que é onde fica o comércio, os restaurantes, etc.

E há a opção de ficar hospedado em algumas das ilhas da região, na rede de hotéis El Nido Resorts.

As praias de El Nido Town não têm uma água tão límpida quanto à cristalina-sonho-de-consumo que é vista durante os passeios de barco pela região, ficar em uma das ilhas permite acesso mais fácil a esses lugares, além de um ambiente mais reservado.

Ficar nas ilhas é excelente para quem quer relaxar, ficar em uma hospedagem de qualidade e ter uma mar maravilhoso bem à sua frente.

Na cidade, o hotel The Nest El Nido, Sea Cocoon Hotel, e o Spin Designer Hostel, que embora seja um albergue tem quartos privados e um ambiente descolado.

Por ser um destino bem simples, muitos hotéis não possuem água quente, e acabar a energia também não é raro.

Na ilha, recomendo os Resorts El Nido, que tem excelente estrutura. As diárias incluem pensão completa (café da manhã, almoço e jantar, mas as bebidas são a parte) além de várias outras atividades disponíveis como caiaque, snorkeling e alguns passeios de barco. Além de poder conhecer os outros resorts do grupo com tudo incluído (transporte, refeição),independente do resort que vc está. O grupo possui 3 hotéis na região (e mais um 4º em Taytay, município vizinho), cada um em uma ilha do arquipélago, e todos possuem um forte comprometimento com a sustentabilidade e operam com o mínimo impacto possível ao meio ambiente. São eles:

  • MINILOC Island – El Nido Resorts

Ele é o único hotel que está de fato na Miniloc Island, onde ficam as famosas Big Lagoon e Small Lagoon (as principais atrações de El Nido). Isso significa poder chegar até elas em poucos minutos de caiaque (20min até a Big e 30min até a Small), partindo do hotel a hora que desejar e ficando lá dentro o tempo que quiser. Se ficar hospedado em outro lugar, você só conseguirá chegar à Big e Small Lagoons em tours de barco.

Não há piscina. O Miniloc não é um hotel luxuoso, mas é muito confortável…

  • LAGEN Island – El Nido Resorts

Apesar de não estar na ilha da Big e Small Lagoons, o entorno do Lagen é incrível!! As falésias são ainda mais altas! E dá para chegar às lagoons nos passeios de barco do hotel (assim como passar o dia no Miniloc). As instalações são bem novas, mais moderno e sofisticado. Esse tem piscina.


  • PANGULASIAN Island – El Nido Resorts (nossa escolha)

Esse é o hotel mais exclusivo e luxuoso do grupo, e por isso, faz parte da coleção Small Luxury Hotels of The World.

O hotel ocupa uma ilha inteirinha e, ao contrário dos outros hotéis da rede em que as praias são apertadinhas, esse tem nada menos do que 750 metros de areia branca. A ilha Pangulasian é conhecida como a “Island of the Sun” porque de lá é possível assistir ao nascer e ao pôr do sol.

Tem SPA, academia, piscina de borda infinita.Os carrinhos de golf transportam os hóspedes dentro do hotel, já que a área é bem grande .

Tudo muito espaçoso, bem decorado e com uma baita vista!

Alguns tem piscina privada.


  • APULIT Island – El Nido Resorts

Apesar de não ficar em El Nido (e sim a mais de 1h de carro após chegada no aeroporto, na outra costa da ilha de Palawan), dizem que este é o que oferece o melhor custo-benefício de todos, por causa do seu entorno paradisíaco e estrutura do hotel.



🤩 Chegando no Hotel





QUANTOS DIAS ?

Recomendo ficar 4 dias inteiros (4 ou 5 noites) em El Nido para conhecer quase tudo.












ATIVIDADES

O que visitar:


  • Big Lagoon - lugar mágico, surreal . A cor da água impressiona de tão verde esmeralda;

  • Small Lagoon - A versão em miniatura da Big Lagoon . A entrada se dá por um pequeno espaço na rocha. Tão pequeno que, se estiver de caiaque, é preciso recolher o remo para não trombar. Chegue cedo para ter o lugar só para você, pois como não é muito grande, fica muito cheia;

Lembre-se que para chegar cedo na Big Lagoon e na Small Lagoon só é possível se estiver hospedado no Miniloc Resort, que está na mesma ilha das 2 lagoas, de kayak (20 minutos e 30 minutos, respectivamente);

  • Entalula Island - Geralmente essa ilha é o ponto de almoço dos tours em grupo que partem de El Nido Town. O El Nido Resorts tem um “beach club” lá, com espreguiçadeiras e restaurante (incluído no valor da diária). A praia tem areia branquinha, um mar muito muito azul turquesa e rochas incríveis saindo do mar;

  • Secret Lagoon - Uma lagoa que se forma entre os cliffs e a qual só é possível entrar por um pequeno buraquinho na rocha;

  • Shimizu Island - point de snorkel. Está na rota de vários tours;

  • Hidden Beach - do barco se vê uns cliffs enormes, não dá para imaginar o que há por trás deles. Uma praia linda, completamente escondida!;

  • Estreito de Tapiutan - para fazer snorkel, muitos peixes e estrelas do mar azuis !!! ;

  • Snake Island (Vigan Island) - Esse nome foi dado porque há um banco de areia em formato de cobra que liga a ilha a Palawan. Para chegar ao topo, uma curta caminhada e ter uma bonita vista;

  • Cudugnon Cave - caverna que só dá para entrar passando por um buraco. Não tem água dentro, mas tem vários morcegos! 🦇; Além das formações geológicas ( estalactites e estalagmites), o local tem significado histórico, pois lá foram encontradas jóias e cerâmicas que remontam à dinastia Sung (960-1279 a.C.);

  • Sunset Cruise - Passeio de barco para assistir o por do sol.


Para quem se hospeda em El Nido Town, os passeios funcionam de outra maneira. Há 4 tours estabelecidos. As rotas são as mesmas para todas as empresas de barco e os preços muito parecidos (entre 900 e 1500 pesos / aprox. 15-30 dólares). O valor inclui almoço, que geralmente é feito no próprio barco, atracado em alguma praia (bem rústico). Estes são os tours:

  • Tour A – Small Lagoon, Big Lagoon, Shimizu Island, Secret Lagoon, 7 Commandos Beach

  • Tour B – Entatula Island, Pinagbuyutan Island, Snake Island, Cudugnon Cave, Cathedral Cave

  • Tour C – Mantiloc Shrine, Secret Beach, Hidden Beach, Helicopter Island and Star Beach

  • Tour D – Bukal Beach, Ipil Beach, Nat-Nat Beach, Cadlao Lagoon, Paradise Beach






ALIMENTAÇÃO

Os pratos mais típicos são as paellas e os cocidos. O arroz é a base da alimentação local, e a fruta mais popular é a manga. A comida não é apimentada. Peixes e frutos do mar também não faltam.

A cerveja local é San Miguel.

-Winalg’s Restô: restaurante com bons preços,bem no centro de El Nido;

-Portos Fiesta El Nido: Restaurante 24h com cardápio apenas filipino, e opções econômicas. Tem música ao vivo praticamente toda noite.

-Altrove: comida italiana e pizza em El Nido: oferece massas e pizzas a preços moderados.

-Happiness Beach Bar: para coquetéis, com ambiente legal.

-Art Café: várias opções de comida ocidental com várias opções no cardápio incluindo frutos do mar, pizzas, massas e saladas.


Se tiver coragem, experimente os sanduíches de sorvete, ketchup à base de banana, sopas de caroço de jaca cozido e o ovo de pato fecundado.

Uma opção menos exótica é o Halo-Halo, uma tradicional sobremesa de gelo raspado com leite condensado, podendo ser acompanhada de feijão adoçado, geléias e frutas. Esse eu recomendo !








Halo - Halo (autêntica raspadinha filipina)


Esse post pode te ajudar a montar sua viagem:








Comments


bottom of page