top of page
  • Foto do escritorPatricia Viciana

Deserto de Sossusvlei - O deserto mais antigo do mundo e os mistérios de Dead Vlei

Atualizado: 23 de set. de 2020




O deserto de Sossusvlei é considerado o mais antigo do mundo , com cerca de 43 milhões de anos , mantendo sua forma atual por pelo menos 5 milhões de anos . Planícies e dunas de diferentes formas e tamanhos preenchem a "paisagem " desértica .


Na imensidão de areia , numa faixa territorial de 1500 km , surgem formas circulares misteriosas , semelhantes a anéis que são chamados de Círculos de Fadas , que são áreas estéreis , cercadas por uma vegetação perene , podendo atingir até 35 metros de largura. Existem várias hipóteses sobre a origem destes círculos, mas a mais provável aponta para a ação de cupins ( alimentação e reprodução ) .


↕️ Círculos de Fadas









Localização :

Sossusvlei fica no Parque Namib-Naukluft National , o maior “game park” da Africa , com dunas de areia , sendo a maior delas com 380 m de altura conhecida por Big Daddy .

Mas atenção , se você pretende ver animais , esse deserto não é o local ideal . Você pode ver zebras , chacais , órixs , avestruzes , e pássaros da região .


As dunas sofrem constantes mudanças principalmente pela ação do vento . Cada duna tem uma base , uma inclinação , uma face escorregadia de areia ativamente em cascata . A sombra da escarpa da duna é onde os detritos trazidos pelo vento se acumulam e é a área de maior atividade para muitas espécies de fauna e flora .


⬆️ Orix - animal símbolo da Namíbia , e ao fundo a Big Daddy ( duna de 380m de altura ) .


↕️ Do topo da Duna 45 ( 45m de altura ) - a mais escalada pelos turistas




Ainda na mesma região, encontra-se o Dead Vlei , que é um vale morto e esbranquiçado , que surge entre as dunas de areias vermelhas . O contraste das cores forma um cenário surreal , somado a cor do céu e as árvores mortas .

Essa área é plana , seca e estéril , e o solo é de argila branca , que surgiu quando o rio Tsauchab inundou a área e formou piscinas rasas e temporárias , permitindo que uma espécie de acácias (Acacia erioloba) se desenvolvessem . As mudanças climáticas fez com que dunas de areia invadissem a área junto ao rio , impedindo que este chegasse à região ocasionando uma grande aridez , transformando o local no que hoje é conhecido como Dead Vlei . As árvores então morreram , por não haver mais água suficiente para sua sobrevivência . Os esqueletos remanescentes das árvores , acredita- se terem por volta de 900 anos de idade , agora são negros pela intensa exposição ao sol , e parecem petrificadas . A madeira destas árvores não se decompõe pelo simples fato de estarem secas por completo .








Atividades :

- Games Drives - Passeios em carros apropriados pelo deserto para assistir o nascer e / ou o pôr do sol na reserva Natural de NamibRand;

- Observação de Pássaros - Pode-se avistar avestruzes , abutres , falcões , e espécies comuns como o Mountain Wheatear , Dune Lark , Rüppell's Korhaan ;

- Quadriciclo - fazer trilhas nas dunas , passando ao lado de animais como zebras , orixs ;

- Observar o Céu - o silêncio absoluto , o céu sem poluição , e a escuridão do deserto aliados a um bom telescópio eletrônico e um astrônomo , facilitam a visão de estrelas , planetas e constelações ;

- Voar de Balão de ar quente - fazer um sobrevôo sobre o deserto .



Onde ficar ?

Existem vários tipos de padrões de hotéis na região .

Fiquei hospedada no &Beyond Sossusvlei desert Lodge . Foi uma experiência maravilhosa. Os quartos são amplos , com lareira e varanda . Não tem tv , e wi -fi somente nos quartos . Tem Spa . A diária inclui guia para todas as atividades ( menos o passeio de balão que é opcional ) , todas as refeições ( com bebidas inclusas), e até a lavanderia .



Quanto tempo ficar ?

O local é bem tranquilo . Realmente é para quem gosta de curtir a natureza , apreciar as paisagens , curtir o nascer e o por do sol .

Se o seu propósito for relaxar , aproveite !!!

Fiquei 3 dias , e foi tempo suficiente para realizar todas as atividades , mas acho que 2 dias inteiros são suficientes .



Melhor época ?

Para evitar temperaturas extremas ( acima dos 40º C ) , a alta temporada vai de junho a setembro, que acaba coincidindo com as férias de europeus e americanos , tendo um maior volume desses turistas , e os preços também são mais elevados nesse período .



Indicações e Contra Indicações :

Para chegar ao deserto é necessário pegar avião pequeno . Se você tiver medo de avião , delete essa idéia , pois o visual compensa !

O passeio pelo deserto de Sossusvlei não tem contra indicações , pois é feito no jeep de safari , e o turista fica só admirando a paisagem .

Para chegar ao Dead Vlei é preciso caminhar no meio de dunas de areia , ou seja , requer um pouco de esforço físico e não tem acesso especial para cadeirantes . Se o turista tiver algum problema para se locomover , não vai conseguir chegar ao local.



Compras :

Só nas lojas dos hotéis , ou qno aeroporto de Windhoek . Souvenirs em geral e artesanato de madeira e ovos de avestruz pintados à mão . Se for passar por Johanesburgo , no aeroporto internacional tem - se várias opções de lojas , inclusive de artesanato .


Veja mais posts sobre a África :


-Sheldrick Wildlife Trust - Quer ter um bebê rinoceronte ou elefante ? Saiba como !


- Giraffe Manor - como reservar ?


- Quenia -Masai Mara - Sintonia com a Natureza


-Ngorongoro -Safári dentro da cratera de um vulcão - Tanzânia


-Kirkman's Camp - o melhor safári na África do Sul


- Benguerra Island - Bem vindos ao Paraíso - Moçambique


- África do Sul não é só safáris ! Orientações gerais


- Os melhores vinhos da África do Sul - rota dos Vinhos -Wosa


-Etosha National Park -a maior reserva da África !


- Namíbia - Destino certo para os amantes da natureza


- Deserto de Sossusvlei - O deserto mais antigo do mundo e os misteerios do Dead Vlei


-Nairobi - a rota dos Safáris


Comments


bottom of page