top of page
  • Foto do escritorPatricia Viciana

Alemanha: cultura,cerveja e salsicha ! Dicas gerais


Berlim- Portão de Brademburgo

Destino que agrada a todos viajantes , desde os modernistas aos mais românticos, de todas as idades.

A Alemanha foi palco de muitos momentos históricos, como a 2º Guerra Mundial, e, até hoje, preserva atrativos históricos interessantes, como museus, castelos e fortalezas medievais.

Bagagem cultural ,belíssimas paisagens naturais, não faltarão no seu roteiro.



Castelo de Neuschwanstein


LOCALIZAÇÃO : Alemanha - EUROPA

A capital da Alemanha é a cidade de Berlim.

Faz fronteira ao norte com a Dinamarca, a leste com a Polônia e a República Tcheca, a sul com a Áustria e a Suíça, e a oeste com a França, Bélgica e Países Baixos.

Opções de roteiros não faltam. Existe a Rota dos Contos de Fadas, a Rota Romântica ,Rota dos Relógios(cuco) ,Floresta Negra ,Paisagens do Reno,a Oktoberfest, e muitas outras opções.




Munik





HISTÓRIA (bem resumida)


A história secular da Alemanha e do povo germânico começa no século I a.C. ainda na Idade do Ferro. Inicialmente batizada de Germania pelo Império Romano, foi somente no Império Otomano que as regiões da atual Alemanha foram definidas.

Apesar de ter uma história de invasões e domínios, a marca da história alemã se difundiu com a figura de Adolf Hitler. O cruel ditador foi responsável pela morte milhares de judeus,desencadeando o estopim para a 2º Guerra Mundial.

Foi dominada e derrotada pelos Aliados,sendo dividida em 4 zonas de ocupação militar.

Na parte controlada pelos Estados Unidos,França e Inglaterra se originou a República Federal da Alemanha.Já a parte controlada pela então União Soviética,deu origem a República Democrática da Alemanha.

A Alemanha se dividiu em 2 partes,Ocidental e Oriental. Inclusive um muro foi construído na capital do país, o famoso Muro de Berlim. Em 1990, após a queda do muro em 1989, a Alemanha é reunificada e o território é o que se conhece até hoje.






TOP 15

Atrações que não podem faltar no seu roteiro


1)Muro de Berlim -Construído após a Segunda 2º Guerra Mundial em 1961, foi derrubado em 1989. Hoje, restam cerca de 2 km em pé que podem ser vistos de alguns pontos da cidade. O ponto mais visitado fica situado na Rua Mühlenstrasse, às margens do Rio Spree, em Friedrichshain,conhecido por East Side Gallery ou, Muro de Berlim pintado. A iniciativa de manter quase esse resto do muro em pé foi bastante arrojada para o ano de 1990, já que as palavras de ordem do 9 de novembro de 1989 (data oficial da queda do Muro da Vergonha) eram: “Die Mauer muss weg” (“O muro deve ir embora”). O fato é que logo no início de 1990, 118 artistas de 21 países diferentes acabaram por pintar a liberdade, a democracia, mas também ironizar as ditaduras e a repressão a elas associadas.

"O Beijo" é uma demonstração de camaradagem entre os socialistas, e era especialmente difundido durante o período da Guerra Fria. A origem deste ritual vem da Igreja Ortodoxa Oriental e carrega uma força substancial de expressão. Foi retratado pelo artista russo radicado na Alemanha, Dmitri Wrubel. O nome original da pintura é : Mein Gott, hilf mir, diese tödliche Liebe zu überleben (“Deus, ajude-me a sobreviver a este amor mortal”) e carrega uma das mais engraçadas ironias à época da Alemanha Oriental. Os 2 homens que se beijam são conhecidos da História recente: à esquerda está um dos últimos estadistas soviéticos (1964-1982), Leonid Brejnev; à direita, Erich Honecker, último de apenas 2 premiês alemães orientais (o outro foi Walter Ulbricht, homem que construiu o Muro de Berlim em 1961). A fotografia que inspirou Wrubel foi tirada por um jornalista francês, Régis Bossu, no ano de 1979. Bossu estava cobrindo o encontro de Brejnev e Honecker em Berlim e conseguiu, sem dúvida, um dos ângulos mais incríveis para o beijo dos líderes.E não, Brejnev e Honecker não eram homossexuais. Eles eram socialistas, fato que explica melhor essa história de beijos entre homens sem ter significado sexual.

O acesso é livre e gratuito.

"O Beijo"


Muro de Berlim


2)Portão de Brandemburgo (Berlim) - principal ponto turístico da Alemanha.

Era uma das antigas “portas da cidade” em estilo romano.

Pode ser visitado a qualquer hora,ideal para tirar fotos.Grandes eventos como festa de Ano Novo, festivais e concertos acontecem nessa região.

** Ao lado do portão fica o famoso e chique Hotel Adlon Kempinski ,onde MICHAEL JACKSON ( rei do Pop) pendurou seu Filho de 9 meses na varanda.

O acesso é livre e gratuito.

Portão de Brademburgo

Hotel Adlon



3) Marienplatz de Munique - praça localizada no centro histórico de Munique.

Uma das colunas foi construída em 1638 para comemorar a vitória das forças alemãs sobre as suecas durante a Guerra dos 30 anos, além de uma bela estátua dourada da Virgem Maria sobre uma lua crescente, localizada no topo da praça.

A Neues Rathaus (Nova Prefeitura), que foi feita em 1874, no estilo neogótico, é decorada com gárgulas, estátuas e até um dragão escalando umas das torres. Uma das construções mais diferentes que você vai ver na sua viagem para Alemanha .

Diariamente, às 11 horas e ao meio-dia, os sinos tocam na câmara municipal para representar o casamento do Duque Wilhelm V. com Renate de Lorraine.

Aproveite e assista ao espetáculo da dança do relógio , pontualmente as 12h.



Marienplatz Munik



4) Palácio Sanssouci(Potsdam)- Potsdam é uma cidade que fica ao lado de Berlim e é a capital do estado de Brandenburgo. Um bate-e-volta é perfeito para visitar uma infinidade de castelos e outros edifícios imponentes,como por exemplo : Palácio Novo, o Palácio Orangery ou o Belve.

Mas,o Palácio Sanssouci, merece destaque . É cercado por um grande parque construído a mando do rei Wilhelm II da Prússia.

A fachada é dominada por uma grande escadaria aberta que leva ao palácio através do jardim em terraços. Dentro do palácio, no entanto, o esplendor e os detalhes estão por toda a parte. As decorações na forma de pássaros, frutas, folhas e representam a natureza.


Jardins de Sanssouci


Palácio Novo de Frederico " O Grande da Prússia"


5)Castelo de Neuschwanstein (Schwangau)- inspirou o cenário de Bela Adormecida.

Localizado na cidade de Schwangau, no alto dos Alpes e com uma vista incrível do lago, ele é todo em estilo medieval , vc fará um tour por alguns cômodos em estilo neogótico, cheios de mobiliários antigos. Começou a ser construído em 1869 por ordem do rei da Baviera Ludwig II. Para ele, Neuschwanstein representava o ideal perfeito de um castelo medieval.

Para acessar o castelo ,pode-se ir a pé (30 minutos de caminhada), de ônibus (pagos pra subir e pago pra descer) ou de charrete (cerca de 7 euros).

Reserve 1 para visitar o Castelo de Neuschwanstein. O ingresso deve ser adquirido na bilheteria local por cerca de 13 euros, mas oferece traslado de ida e volta.


Castelo de Neuschwastein



6) Catedral de Colônia- é a 5º igreja mais alta do mundo. Uma

obra-prima da arquitetura gótica.

No entanto, devido ao seu longo período de construção, que durou quase 6 séculos (entre 1248 e 1880), engloba e une vários estilos arquitetônicos.

Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, tem mais de 150 metros de altura e uma área interna de mais de 6 mil metros quadrados com sete capelas espalhadas, onde estão os restos mortais dos famosos 3 Reis Magos.

O melhor de tudo, é que é possível subir os 533 degraus da igreja para ter uma vista lindíssima da cidade!


Catedral de Colônia

7) Rothenburg Ob Der Tauber - significa “a Fortaleza Vermelha Sobre o Rio Tauber” – é uma pequena cidade com ruas medievais repletas de construções germânicas, casas charmosas em madeiras coloridas, muralhas e torres.

Aqui destacam-se a construção Röderturm e a Gerlachschmiede, que é a casa medieval mais fotogênica da região.

Para conhecê-la, faça apenas um bate e volta,saindo de Munique,ou de Frankfurt.




8) Munique-Biergartens- (traduzindo = jardins de cerveja) – são áreas ao ar livre, geralmente cercadas por árvores, onde mesinhas de madeira são espalhadas para que os visitantes possam se reunir para beber muita cerveja e experimentar pratos deliciosos da culinária alemã. Os mais famosos são:

.Viktualienmarkt: há 4 minutos da Marienplatz, praça de Munique, tem mais de 600 lugares e muitas barracas de comida. Há até a possibilidade de reservar o tour Viktualienmarkt de 2 h com degustação de alimentos, onde um guia conta detalhes da história do mercado, enquanto você experimenta algumas iguarias e diferentes cervejas.

.Chinesischer Turm: Localizado no Englischer Garten (Jardim Inglês), ao redor de uma torre chinesa de madeira belíssima, esse biergarten disponibiliza mesas e cadeiras para mais de 7 mil pessoas, provarem a Augustiner, cerveja servida por lá.

.Augustiner-Keller: Se você for ao Chinesischer Turm e gostar da cerveja Augustiner, pode incluir também o biergarten dessa cervejaria em seu roteiro. Ele fica perto das estações de metrô Karlsplatz, Königsplatz e Stiglmaierplatz, tem espaço para cerca de 5 mil pessoas e é mais visitado pelos moradores locais, sendo ideal para quem quer fugir um pouco das atrações turísticas.







9) Castelo Imperial de Nuremberg- Kaiserburg🇩🇪 castelo localizado em Nuremberg, cidade com uma história rica, que guarda diversas fortificações medievais e igrejas góticas.O castelo tem cerca de mil anos e era a residência imperial e sede do burgo da família Hohenzollern, nobres alemães que fazem parte da história do país. Durante a 2º Guerra Mundial, ele foi quase completamente destruído, mas depois foi reconstruído e hoje é um destino turístico popular entre estrangeiros e alemães.

No castelo você encontrará um museu que conta a história da região e de seus habitantes. Você também pode visitar os quartos, o salão dos cavaleiros, e a Capela Dupla.

O jardim do castelo Kaiserburg também merece uma visita. O jardim existe no terreno do castelo desde 1425, mas mudou bastante ao longo dos séculos.

Para conhecer, pode-se sair de Munique , e passar 1 dia em Nuremberg.

Dica: Não deixe de provar os deliciosos biscoitos de Nuremberg😋


Nuremberg



Biscoitos de Nuremberg





10)Vale do Reno - esse é um lugar que é de tirar o fôlego !!!

Com diversas fortalezas e castelos à beira do Rio Reno , com mais de 1.200 km atravessa o continente europeu de norte a sul – o lugar é tão lindo, que parece um cenário de filme.

Entre as cidades desta região considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, a grande estrela é Rüdesheim, destino charmoso, com museus, castelos e ótimas vinícolas, que pode ser conhecido em uma excursão de 1 dia saindo de Frankfurt.

🧜🏻‍♀️ Mas, segundo a lenda da região, vive nessas bandas Loreley : uma bela moça com longos cabelos loiros que quando os penteia gosta de cantar. Sua voz melodiosa hipnotiza os capitães das embarcações que navegam pelo rio Reno. Todo o cuidado é pouco: o resultado é sempre trágico e os barcos, descontrolados, acabam batendo na encosta e afundando .

Vale do Reno


Vale do Reno - Lenda da Loreley - ‎⁨Rhine River⁩, ⁨Renânia-Palatinado⁩, ⁨Alemanha⁩





11)Floresta Negra- uma das regiões de montanha mais visitadas da Europa.

Presente em diversos contos dos irmãos Grimm, é uma floresta verde profunda e densa, que cria uma penumbra que deu origem ao seu nome e a diversas lendas e contos de fadas. O Parque Nacional da Floresta Negra fascina turistas e moradores da região.

A floresta em si fica no estado alemão de Baden-Württemberg, uma região repleta de vales e cidades históricas, e se estende por quase 200 quilômetros de norte a sul. A região é também bastante montanhosa e do pico das montanhas mais altas, com mais de 1.000 metros de altura, você pode ter vistas panorâmicas da planície do Reno.

Para visitar essa região da Floresta Negra, se hospede em Freiburg, cidade universitária que fica há 50 minutos dessa área.

Na região da Floresta Negra ,visite a Rota dos Relógios, que mostra a história e processo de fabricação dos relógios cucos. E não deixe de provar a autêntica Torta Floresta Negra;


‎⁨Naturpark Südschwarzwald⁩, ⁨Triberg⁩, ⁨Baden-Württemberg⁩, ⁨Alemanha⁩



Floresta Negra


Autêntica Torta Floresta Negra




12) Castelo de Heidelberg - outra famosa construção medieval da Alemanha. Na verdade, o que existem são apenas ruínas do castelo, mas há uma parte bem preservada onde se pode visitar exposições sobre a sua história.

Sua primeira estrutura foi construída antes de 1214 e, mais tarde, expandida para dois castelos em 1650 e depois foram destruídas por guerras e incêndios.

Os jardins que o cercam o Castelo são mundialmente famosos, bem como o Philosophenweg, o caminho dos filósofos. Esta trilha de 2km foi percorrida por poetas e pensadores ao longo dos séculos em busca de inspiração.

🐵 Dica : Não deixe de visitar o Macaco de Heidelberg. Diz a lenda, que Ele dá sorte, de diferentes formas:

Se tocar no espelho que ele segura na mão, traz dinheiro;

Se tocar na mão significa que irá voltar a Heidelberg ;

E se tocar no rato de bronze que se encontra perto do macaco, significa fertilidade.

Não custa arriscar !



‎⁨Castelo de Heidelberg⁩, ⁨Neckartal-Odenwald e.V. Nature Park⁩, ⁨Heidelberga⁩, ⁨Baden-Württemberg⁩, ⁨Alemanha⁩

Macaco de Heidelberg



13)Frankfurt- coração financeiro e moderno da Alemanha, repleta de bancos e arranha-céus. Tem o simpático apelido de “Mainhattan” (em comparação a americana Manhattan – “Main” do rio Meno). Cidade da arte, das feiras com grande oferta cultural. O Centro Histórico (Altstadt) é o cartão postal de Frankfurt,com a famosa paisagem da praça de Römerberg com suas casinhas típicas,a Catedral de São Bartolomeu, a Antiga Ópera, o Kleinmarkhalle, a Maintower e os Bares de Sachsenhausen.

Dica : do centro histórico, caminhe até a área comercial da Galeria Kaufhof (Zeil 116) e suba até o último andar do prédio (nos restaurantes) e admire o visual da cidade do terraço.


Römerberg⁩, ⁨Frankfurt am Main⁩, ⁨Hesse⁩, ⁨Alemanha⁩







14) Dresden- cidade da Alemanha conhecida por ser a capital da Saxônia.

Graças à sua localização, a poucos quilômetros da fronteira da Alemanha com a República Tcheca, a cidade histórica de Dresden é uma excelente base para explorar não apenas a parte oriental do país, mas também a Europa Oriental.

Situada em uma área baixa do alto vale do Elba, a cidade foi povoada pela primeira vez por suas terras férteis, belo cenário, clima moderado e seu acesso a importantes rotas comerciais européias.

Durante a 2ºGuerra Mundial, o destino chegou a ser atacado cerca de 7 vezes e chegou a ser declarado Patrimônio Mundial por seus edifícios históricos, como a igreja Frauenkirche, mas se tornou o primeiro da Europa a perder esse título, após construir uma ponte de 18 km cortando a cidade.

De qualquer forma, continua sendo um lugar com uma rica história, que merece estar na sua lista de o que fazer na Alemanha! Entre as atrações, imperdíveis estão o imponente Castelo de Dresden que é lar de museus incríveis como o Münzkabinett e o Grünes Gewölbe, que contém a maior coleção de tesouros no continente europeu. Também vale passar pela Theaterplatz (Praça do Teatro), a Catedral de Dresden e a casa de ópera mais famosa da Alemanha, a Semperoper.


Palácio ‎⁨Zwinger⁩, ⁨Dresden⁩, ⁨Saxônia⁩, ⁨Alemanha⁩





15) Zoológico de Berlim- Se vc é amante da natureza, ou viaja com crianças, não deixe de visitar esse Zoo. É o maior zoológico do mundo em termos de quantidade de animais, tem quase 14 mil animais.


Zoológico de Berlim

Urso Panda em Berlim


Existem muitos outros locais incríveis a serem explorados em toda a Alemanha.

Acompanhe os outros posts sobre esse destino!





Museu e fábrica da Mercedes -Benz em Sttutgart


DOCUMENTOS E VISTOS ( principalmente a partir de 2024)


1)Passaporte - Para qualquer viagem internacional é preciso um passaporte com validade superior a 6 meses da data de expiração.


2)Seguro Viagem - Tanto países da União Européia como os países signatários do tratado de Schengen, exigem de seus visitantes a obrigatoriedade de ter um seguro de viagem com cobertura de até 30 mil euros para viajar por essas nações.O seguro pode ser cobrado na hora da imigração.

Além disso, é fundamental não só contratar um seguro de viagem, como também escolher um bom seguro, um produto que garanta cobertura em caso de Covid. E também, claro, que cubra outras emergências médicas, hospitalares e jurídicas.


3)Reservas de Hotéis - A imigração européia quer saber onde você vai ficar hospedado (e assim ter garantias de que você é um turista, e não alguém tentando fazer a vida ilegalmente por lá).

Por isso, reserve seus hotéis com antecedência, pela internet mesmo.

Imprima e leve com você todos os comprovantes de reserva.

Se for ficar na casa de alguém, você precisa ter uma carta-convite, um documento em que seu anfitrião diz que vai te receber.


4) Valores - Para entrar na Europa é preciso comprovar cerca de 100 euros por dia. Viajantes econômicos que tenham reservas em hostels precisam comprovar um valor menor, cerca de 35 a 45 euros por dia.


5) Passagens-para garantir sua volta para casa , imprima todos os seus comprovantes de passagens e leve com você. Inclusive, pode ser necessário que você apresente a passagem de retorno no momento do check-in no Brasil.


*** Se você é brasileiro e pretende viajar para a Europa por um período de até 90 dias, renováveis a cada 180 dias, precisará de uma permissão de viagem, o chamado ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem). Ou seja, se você viajar a turismo ou negócios deve ter a autorização aprovada quando viajar para qualquer um dos 27 países-membros do Espaço Schengen.

O ETIAS é uma autorização de viagem eletrônica criada para os estrangeiros de determinados países que queiram visitar qualquer um dos países-membros da União Européia e que são atualmente isentos da obrigação de visto.

*****A partir de 2024, para fins de turismo, negócios ou trânsito durante 90 dias, precisarão emitir o ETIAS.

Esse novo visto para a Europa é exigido pelos países que fazem parte do Tratado de Schengen.

****Esse Visto Schengen não é eletrônico,portanto, não é tão rápido para solicitá-lo e recebê-lo. São necessárias no mínimo 6 semanas.****

As solicitações desse visto são processadas individualmente na embaixada ou no consulado do país europeu de chegada, conforme o percurso que o candidato terá que fornecer.

Se você já é titular de um Visto Schengen, não precisa solicitar uma autorização ETIAS. Só preste atenção para a data de validade do seu visto Schengen. Basta que você apresente o seu visto de residência na fronteira para entrar na área de Schengen. No entanto, se o seu visto expirou, precisará solicitar uma autorização ETIAS para entrar no Espaço Schengen novamente.










COMO CHEGAR ?

Saindo do Brasil, o jeito mais prático de chegar na Alemanha é por avião.

Dependendo da companhia e das escalas que você for fazer, seja no Brasil ou na Europa, o vôo pode demorar 14h ou mais.Em um vôo direto até Berlim ,é de aproximadamente 12 horas. Muitas vezes, se houver conexão de Frankfurt a Berlim, é de apenas 1 hora, como se fosse do Rio de Janeiro a São Paulo.


Como se locomover na Alemanha ?

Dependendo do seu ponto de partida, talvez a melhor opção é usar os trens , ou vôos internos.

Para que você noção de distância, veja o tempo das viagens mais comuns de trem :


Berlim ⇾ Hamburgo: 1h 50min

Berlim ⇾ Dresden: 2h

Berlim ⇾ Munique: 4h (direto) ou 10h (com conexão)

Berlim ⇾ Colônia: 4h 40min (com conexão em Hamburgo)

Munique ⇾ Nuremberg: 1h e 10min

Munique ⇾ Frankfurt: 3h e 15min

Hamburgo ⇾ Hannover: 1 h e 25 min

Frankfurt ⇾ Colônia: 1 h e 20 min

Para comprar ticketes ou verificar rotas acesse:

Compare outras distâncias :

Praga a Berlim - 4h45.

Varsóvia a Berlim - 5h30 ;

Amsterdã a Berlim - 6h20

Viena a Berlim - 9h30

Cracóvia a Berlim - 8h10

Budapeste a Berlim- 12h.


Para curtas distâncias ,use metrô,ônibus,bicicletas,ou vá a pé . Uber funciona perfeitamente.




Berlim - Este é um dos “United Buddy Bears” ou “Ursos Camaradas” . O urso foi o animal escolhido para o projeto em Berlim por ele já ser o símbolo da cidade.


QUANDO IR ?

O melhor período é entre o fim de abril e meados de outubro, período da primavera e verão. Nesses meses, você encontra temperaturas mais agradáveis.

As estações do ano são bem definidas e, no verão (julho a setembro), as temperaturas variam de 18 a 24 ºC . Já no inverno, (dezembro a março), as temperaturas chegam a -6ºC.



Museu das carruagens do Palácio de Nymphenburg em Munique


LÍNGUA : alemão

Mas, você consegue se comunicar bem com o inglês.






Cerejas em Heidelberg




MOEDA: euro (€).

Nas cidades grandes, existem vários bancos e casas de câmbios e a maioria dos comércios aceitam cartões, mas é importante ter um pouco de dinheiro em espécie para pequenos gastos no país.





Munik


VOLTAGEM: 220V

Não esqueça desse detalhe se for comprar eletrônicos.

No Brasil, a voltagem é de 110, e os plugs da tomada são mais finos.




Museu e fábrica da BMW em Munique





CURIOSIDADES

🍺🍺Não há limite de velocidade nas autoestradas da Alemanha.A famosa Autobahn é a autoestrada alemã ;

🍺 Na Alemanha,os comércios fecham aos domingos. Essa é mais uma das tradições da Alemanha, nem as lojas de shoppings centers abrem.A exceção são domingos que caem em datas especiais, os chamados Verkaufsöffenensonntag, que significa “domingo de comprar abertas”. Estes só acontecem algumas vezes ao ano e estão indicados nos sites das prefeituras. Nas grandes estações de trem os mercados ficam abertos das 10h`as 18h;

🍺🍺 Não entre de sapato na casa de um alemão, pois é considerado anti-higiênico.

O educado é tirar os sapatos logo ao entrar na casa. A intenção é não levar a sujeira de fora para dentro. Se estiver frio, peça ao seu anfitrião um par de Hausschuhe, “sapatos de casa”, que são simplesmente pantufas ou meias grossas com solado antiderrapante;

🍺 A 1º faculdade de Medicina da Europa fica em Heidelberg;

🍺🍺Uma das mais altas catedrais do mundo ,fica em Colônia;

🍺 A Alemanha é o 2º maior consumidor de cerveja do planeta. A República Tcheca ocupa a 1ºposição;

🍺🍺 16 anos é a idade mínima para o consumo de cerveja ,mas para outras bebidas, só acima de 18 anos;

🍺A discriminação contra homossexuais é crime no país. Casais de pessoas do mesmo sexo podem adotar crianças;

🍺🍺O evento literário mais importante do mundo ocorre em Frankfurt;

🍺 O maior zoológico do mundo em termos de quantidade de animais, fica em Berlim, com quase 14 mil animais.

🍺🍺Grandes nomes da música, filosofia e história são alemães: Beethoven, Bach, Emmanuel Kant, Friedrich Nietzsche, Arthur Schopenhauer, Karl Marx, entre outros ;

🍺A Alemanha foi o primeiro país do mundo a adotar o horário de verão;

🍺🍺É o país europeu que mais consome plástico, porém também é líder mundial na reciclagem do lixo.







PLANEJAMENTO E ROTEIRO (SIMPLIFICADO)

Vou deixar uma sugestão de um roteiro Top !

Em pouco tempo você irá conhecer algumas cidades alemãs, e se quiser incrementar sua viagem, acrescente os Alpes e algumas paisagens da Suíça. Vamos lá?


1º Dia - Chegada em Berlim

2º Dia - Berlim

3º Dia - Berlim/Colônia

4º Dia- Colônia/ Cruzeiro no Reno/ Rüdesheim/Frankfurt

5º Dia - Frankfurt/Heidelberg/Freiburg(Friburgo)

6ºDia - Freiburg/Floresta Negra/Stuttgart

7º Dia - Stuttgart/Rotemburg/Nuremberg/Munik

8º Dia - Munik

9º Dia - Munik/ Castelos da Baviera/ Lindau/Zurique

10º Dia - Zurique/ Lucerna/ Zurique

11º Dia - Zurique/ Interlaken /Gstaad /Aigle/ Lausanne

12º Dia - Lausanne/Neuchatel/Berna/Gruy`eres/GoldenPass/Montreux/

Genebra

13 Dia - Genebra

14º Dia - saída de Genebra










ALIMENTAÇÃO:

Quanto a bebida,não temos dúvidas que a cerveja é a bebida nacional.

Batata, repolho e carne de porco estão presentes na maioria dos pratos típicos alemães.Mas, não se preocupe,existe, restaurante para todos os gostos. Inclusive os restaurantes italianos são deliciosos.Já guarda estas dicas!!!

Os pratos mais conhecidos são :

🌭Wurst- existem mais de 1500 tipos e variações desse alimento, que podem ser servidas como uma linguiça, uma salsicha ou até mesmo um patê.

Sua composição inclui carnes de vaca, vitela, porco , tudo depende em qual parte do país você está. Como exemplo, a Bratwurst é frita e costuma ser a mais fácil de se encontrar, independentemente de qual parte da Alemanha está, levando carne de porco e vitela.

Na Baviera, a Weisswurst é quem faz as vezes. É a famosa salsicha branca, produzida com carne de vitela e bacon e deve-se tirar a pele dela antes de comer.

Já em Berlim, o carro chefe é a Currywurst, e consiste em carne de porco cortada e temperada com curry e ketchup, e de acompanhamento batata frita. Muitos berlinenses acham uma ofensa provar esse prato em outra região que não na capital;


🥬🌭Wurstsalat-uma salada que leva legumes e, salsichas em sua composição. É bem servida com pão e cerveja.


🥓Eisbein- joelho de porco.

Costuma ser servido assado, com casca crocante, e acompanhado de chucrute ou batata. É um pedaço enorme e bastante gorduroso.

Em Berlim, por exemplo, a carne é curada antes de ser cozida, e é servida com uma porção de chucrute e purê de ervilhas. Já mais ao sul do país, o prato é chamado de Haxe, e é servido com uma infinidade de variações de batatas;


🥬Sauerkraut-o chucrute,prato à base de repolho.

É feito com repolho fermentado em conserva e na versão alemã é mais azedo que o chucrute encontrado no Brasil.Acredita-se que o prato tem origem chinesa, e era fornecido como uma espécie de “ração” aos trabalhadores na construção da Grande Muralha. Na França, especificamente na região da Alsácia, o chucrute também é popular. Na capital, Berlim, você provavelmente também será surpreendido com variações mais ousadas do prato, como na utilização de repolho roxo.

O chucrute pode até não ser uma especialidade alemã, mas com frequência é servido com pratos típicos como o joelho de porco, as carnes refogadas, bacon ou salsichas picantes (especialmente as brancas);



🌭Leberkäse - bastante comum na Baviera, é uma espécie de bolo de carne assado e servido em fatias (como se fosse um pão de forma), que leva em sua receita carne bovina e de porco, bacon e cebola. Alguns jeitos mais comuns de servi-lo são com pão e/ou um ovo frito em cima, e acompanhado de batata, seja frita ou uma salada. Pode ser feito ainda um sanduíche, com presunto, queijo e ovo. A Mostarda deixa a iguaria ainda mais gostosa;


🍪Krapfen- Essa é a famosa bola de Berlim, conhecida como o doce do carnaval. É uma espécie de sonho de padaria,com diversos recheios e coberturas. Delicioso;


🥓Schupfnudeln-parece um macarrão do tipo penne – inclusive, nudel significa macarrão. No entanto, a iguaria está mais para um nhoque de batata , com farinha, ovo, sal e noz-moscada, e que pode ser servido com ovos, legumes, chucrute ou bacon;


🍪Brezel- O famoso pretzel é um pão em formato de nó. A forma tradicional de servi-lo é polvilhado com sal grosso e acompanhado de cerveja e salsicha branca, mas pode ser encontrado coberto de queijo ou sementes de abóbora. Outra forma de servir o pretzel é cortado ao meio e recheado de manteiga e cebolinha. Tem o pretzel doce, como as de chocolate ou amêndoas;


🌭Schnitzel-é um bife de vitela que é batido no preparo para ficar mais fino e frito de uma forma semelhate ao que conhecemos como bife a milanesa. É uma delícia! Existem variações ,por exemplo:

- Weiner Schnitzel, que é preparado com carne de vitela

-Weiner Schnitzel, feito com carne de porco.

Hambúrguer no estilo Schnitzel virá com um ovo frito sobre ele, e se pedir por uma Holsten no estilo Schnitzel, terá no seu prato a carne acompanhada com ovos, alcaparras e anchovas.

Para quem quiser ir ainda mais longe na experiência gastronômica, o antigo restaurante do DDR Museum, em Berlim, oferece o Schnitzel à moda comunista (Jägerschnitzel), acompanhado por massa.


🍟Spätlze - Se você é vegetariano é uma excelente opção.É um macarrão feito com ovo e farinha de trigo, de aspecto que pode se assemelhar aos fios de macarrão instantâneo ou a pequenos grãos de nhoque.

Servido como prato principal e vem com um delicioso molho de queijo, que leva o nome de Käsespätzle. Esse molho muitas vezes leva ainda uma camada de cebola frita por cima, que dá ao prato todo um diferencial.

Quando escolhido como acompanhamento, leva carnes com o molho de seu cozimento ao lado.

Geralmente, são servidos à mesa direto da panela quente, garantindo todo um charme ao pedido.

Gostou? Então aproveite para dar uma passada no museu dedicado ao prato, o Spätzle Museum, localizado ao sul da Alemanha, no estado de Baden- Baden-Württemberg


🍰Schwarzwälder Kirschtorte - o bolo Floresta Negra. A sobremesa é internacionalmente famosa e composta por bolo de chocolate, chantily e cerejas.O doce é mais facilmente encontrado no sul do país. Apesar de muito parecido esteticamente com os exemplares de Floresta Negra que conhecemos, a versão original alemã tem como diferencial ser mais “alcoólica”. Feito com licor de cerejas ginja, o sabor é característico da localidade.

Outros ingredientes que compõem o doce são muitas camadas de chocolate, creme de chantilly e muitas cerejas intercaladas juntamente com o licor.



🥓Schwäbische Maultaschen- ravioli da Suábia. Acredita-se que a sua origem se deu devido a uma tentativa de transgressão dos monges que se recusavam a jejuar nas sextas-feiras santas, escondendo carne dentro das massas.

Sendo verdade ou não, o fato é que esse prato costuma ser servido nos restaurantes durante as sextas, dia em que muitos cristãos seguem sem comer carne.Ravioli recheado com carne bovina e um toque de suína, espinafre e especiarias diversas, que pode ser levemente frito ou regado por um caldo especial. Já no prato, é servido em conjunto com rodelas de cebola fritas.

O ravioli é uma especialidade da cozinha de Suábia, uma região administrativa do Estado da Baviera, localizada ao sul do país.



🍰Apfelstrudel- strudel de maçã, uma tradicional sobremesa alemã, popular especialmente na região sul desde o século 18 – ainda que tenha sido criada na Áustria.A sobremesa é feita a partir de uma massa tão fina quanto massa folhada, enrolada em muitas camadas recheadas com maçã, açúcar e canela. Muitas vezes ela também pode conter passas e migalhas de pão em seu interior. Os Apfelstrudel costumam vir acompanhados de sorvete ou creme. Esse prato típico é servido quente ou morno, em fatias polvilhadas com açúcar de confeiteiro.

Ele também pode ser encontrado em outras versões, como a de nozes ou recheada com quark, um tipo de queijo coalhado à base de iogurte;


🍪Lebkuchen - um dos doces favoritos na Alemanha (apesar de ter sido inventado em Dinant, na Bélgica), especialmente durante as festas de fim de ano. Vendido em formato de coração, ele é um tipo intermediário entre pão de mel e um biscoito de sabor doce. Nos países de língua inglesa, o doce é conhecido como o famoso ginger bread (geralmente em forma de bonequinho).

Produzido em camadas finas, os doces são feitos de uma receita com farinha, açúcar, ovos, mel, nozes, frutas cristalizadas e algumas especiarias provenientes do Oriente. Para dar um toque final, os corações recebem confeitos coloridos, decorações e geralmente alguma frase como “Estive em Nuremberg” para que os turistas os levem como souvenir.



Krapfen- doces em formato de bolas, com recheio e coberturas diversas



Brezel e wurst


Lebkuchen - biscoito com especiarias


Bacon




O QUE LEVAR NA MALA ?

Depende muito da data da sua visita.

Se for no verão ,não esqueça de colocar roupas leves e confortáveis. Pode fazer um calorão dependendo da região.

Calçados leves e confortáveis.

Mas, recomendo sempre levar um agasalho, capa de chuva,kit de proteção solar(boné,óculos escuros, e protetor solar).





COMPRAS:

Como em qualquer ponto turístico os clássicos souvenirs são facilmente encontrados (chaveiros,bonés, camisetas, etc...).

- Como os principais clubes de futebol da Champions League são alemães ,aproveite para visitar as lojas oficiais dos clubes. Para os fãs, é um delírio. Centenas de itens para casa, ou para vestir.

- Marzipan - deliciosos, são massas de amendoas, cobertas com chocolate, em formato de bichinhos ou barras !!!São os meus preferidos. Não deixe de provar;

- Itens de designer e decoração -centenas de lojas que irão te chamar a atenção;

-Canecas de chopps- um presente bem típico;

-Porcelana Meissen - Finíssima. As peças foram produzidas para a realeza saxônica (diversas expostas em museus) , mas em 1713 a produção foi colocada no mercado e encantando a Europa e o mundo.

- Produtos de beleza da Nívea,são bem em conta por serem fabricados na região.

-Enfeites de Natal- existe uma loja natalina permanente por toda a Alemanha que tem enfeites incríveis. Vale a pena visitar, porque as lojas são pura magia.












1 Comment


eliseo.viciana
May 01, 2023

Excelente matéria. Muito informativa. Adorei!

Like
bottom of page